projeto Zoológico

Padrão

PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL                      PRÉ I

ANIMAIS DO ZOOLÓGICO

PROFESSORA FERNANDA DE JESUS BERTUNES GALVÃO

DURAÇÃO : 4 MESES

ANO 2010

Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil

. Justificativa 

   Observando que no zoológico podemos estar em contato com uma diversidade muito grande de animais, sejam eles da fazenda, deserto, floresta, em fim, de diferentes ecossistemas que no mundo não poderiam conviver juntos ( como por exemplo, um camelo e um pinguim).

   Além  dessas qualidades que o zoológico nos proporciona, temos em visa o interesse  das crianças pelos animais e  o desejo delas de estarem em contato com eles ou conhecê-los mais. Esses pontos apresentados acima nos motivaram e influenciaram na escolha do tema para iniciar a realização desse projeto junto das crianças.

Objetivos:

Definir de diversos animais suas principais características;

Diferenciar vertebrados e invertebrados;

Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);

Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização

Conceitos:

Comparar diversos tipos de animais através da observação;

Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;

Identificar as características específicas de cada grupo de animais;

Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.

Procedimentos:

Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;

Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;

Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;

Classificar animais;

Desenvolver atividades lúdicas;

Desenvolver atividades matemáticas;

Montar jogos, tabelas e gráficos;

Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;

Estabelecer ordem crescente e decrescente;

Comparar pesos e medidas;

Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;

Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;

Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;

Associar escrita de nomes , letras e textos;

Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;

Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;

Atitudes:

Preocupar-se com a preservação da natureza;

Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;

Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;

Classificar diferentes animais pelas suas características (Diferenças e semelhanças);

Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;

Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;

Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;

Identificar como vivem os animais

Conteúdos relacionados ao projeto:

Português (linguagem oral e escrita)

Nomes (início a formação do próprio nome)

Letras iniciais de várias nomenclaturas

Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)

Escrita espontânea

Matemática

Quantidades

Cores

Texturas

Espessuras

Tamanho

Altura e comprimento

Peso

Temperatura

Orientação

Conjunto

Formas geométricas;

Ciências Naturais e os temas transversais (natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania).

Moradia (habitat)

Órgãos do sentido

Alimentação

Conservação

A proteção da fauna

Animais em extinção

Partes do corpo

O dia e a noite

Diferenças entre os animais selvagens e domésticos

A família e os bichos de estimação

Locomoção dos animais

Classificação dos animais: Répteis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.

Espécies extintas

Origem dos animais

Metamorfose

Grupos sociais

Atividades:

Dinâmicas de grupo;

Pesquisas;

Leituras informativas;

Jogos diversos;

Quebra – cabeça;

Calendários;

Atividades matemáticas;

Sequência de figuras;

Desenhos dirigidos e espontâneos;

Recorte e colagem;

Observação e relatórios;

Cruzadinha;

Caça- palavras;

Produção de texto;

Dobraduras(origami);

Máscaras, fantoches e dedoches;

Móbiles;

Músicas;

Poesias;

Liga pontos;

Pinturas;

Listagens;

Dramatizações;

Leituras diversas;

Passeios relacionados ao tema;

Escrita espontânea;

Mímicas;

Fábulas, contos, histórias;

Ditado diagnóstico;

Painéis, tabelas e gráficos;

Uso do tangran

Adivinhações.

Material didático/ recursos:

CDs/ som

Televisão/filmes

Sucatas

Papéis diversos

Internet/computador/softwares

Folhas xerocadas

Tintas e pincéis

Lápis coloridos e giz de cera

Hidrocor

Máquina fotográfica

Painéis

Vídeo

Revista/ jornais

Livros de literatura infantil

Cola

Tesoura

Fichas, figuras

Passeios:
¨ Jardim Zoológico
¨ Fazendinha de bichos

Exposições:
¨ Bonecos
¨ Maquetes
¨ Álbum
¨ Livros confeccionados na escola

Instrumentos de Avaliação:

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.

Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;

Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;

Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;

Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.

. Desenvolvimento mensal :

Mês Conteúdo Desenvolvimento
 

agosto

  • Animais do zoológico.
  • Conversas informais sobre os animais.
  • Música sobre animais.
  • Pesquisa e mural dos animais.
Lançar o tema na rodinha

  • Perguntar para as crianças quais os animais do Zoológico que elas conhecem e registar as respostas  no quandro.
  • Perguntar as crianças se elas já foram em algum zoológico.
  •  Cantar a música  Xuxa -Zoológico
  • Pesquisa em jornais,livros e revistas animias que  vivem no zoológico. Colar as figuras recortadas numa folha de kraft e colocar no mural da escola.
setembro
  • Atividades sobre animais

 

  • Visitar o zoológico
  • Registar a visita com desenho
  • Lista de animais que gostariam de conhecer
outubro
  • Confecção das máscaras dos animais do zoológico.
  • Música dos animais do zoológico.
  • Imitação dos sons dos animais.
  • Entrgar a folha da máscara da leoa para meninas pintarem e a folha com a máscar leão para os meninos  pintarem
  • Colocar a música da Xuxa-Zoológico.
  • Pedir para as crinaças imitarem os sons dos animias da música da xuxa.
  • Pedir para as crinças colocarem a máscara e imitare os sons do leão e da leoa.
 
novembro
  • Jogo da memória dos animais do zoológico.
  • Atividades sobre animais
  • Contruir e jogar o Jogo da Memória  sobre os animais do zoológico
  • Escrita do nome dos animais do zoológico
 

 

este projeto trabalhei o ano passado com as crianças de 4 anos, foi muito bacana.

bjos Fer

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s