PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ I
ANIMAIS DO ZOOLÓGICO
PROFESSORA FERNANDA DE JESUS BERTUNES GALVÃO
DURAÇÃO : 4 MESES
ANO 2010
Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil
. Justificativa
Observando que no zoológico podemos estar em contato com uma diversidade muito grande de animais, sejam eles da fazenda, deserto, floresta, em fim, de diferentes ecossistemas que no mundo não poderiam conviver juntos ( como por exemplo, um camelo e um pinguim).
Além dessas qualidades que o zoológico nos proporciona, temos em visa o interesse das crianças pelos animais e o desejo delas de estarem em contato com eles ou conhecê-los mais. Esses pontos apresentados acima nos motivaram e influenciaram na escolha do tema para iniciar a realização desse projeto junto das crianças.
Objetivos:
Definir de diversos animais suas principais características;
Diferenciar vertebrados e invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização
Conceitos:
Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
Procedimentos:
Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente e decrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Associar escrita de nomes , letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;
Atitudes:
Preocupar-se com a preservação da natureza;
Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animais pelas suas características (Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem os animais
Conteúdos relacionados ao projeto:
Português (linguagem oral e escrita)
Nomes (início a formação do próprio nome)
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea
Matemática
Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Orientação
Conjunto
Formas geométricas;
Ciências Naturais e os temas transversais (natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania).
Moradia (habitat)
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Répteis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Origem dos animais
Metamorfose
Grupos sociais
Atividades:
Dinâmicas de grupo;
Pesquisas;
Leituras informativas;
Jogos diversos;
Quebra – cabeça;
Calendários;
Atividades matemáticas;
Sequência de figuras;
Desenhos dirigidos e espontâneos;
Recorte e colagem;
Observação e relatórios;
Cruzadinha;
Caça- palavras;
Produção de texto;
Dobraduras(origami);
Máscaras, fantoches e dedoches;
Móbiles;
Músicas;
Poesias;
Liga pontos;
Pinturas;
Listagens;
Dramatizações;
Leituras diversas;
Passeios relacionados ao tema;
Escrita espontânea;
Mímicas;
Fábulas, contos, histórias;
Ditado diagnóstico;
Painéis, tabelas e gráficos;
Uso do tangran
Adivinhações.
Material didático/ recursos:
CDs/ som
Televisão/filmes
Sucatas
Papéis diversos
Internet/computador/softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Fichas, figuras
Passeios:
¨ Jardim Zoológico
¨ Fazendinha de bichos
Exposições:
¨ Bonecos
¨ Maquetes
¨ Álbum
¨ Livros confeccionados na escola
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
. Desenvolvimento mensal :
Mês | Conteúdo | Desenvolvimento |
agosto |
|
Lançar o tema na rodinha
|
setembro |
|
|
outubro |
|
|
novembro |
|
este projeto trabalhei o ano passado com as crianças de 4 anos, foi muito bacana.
bjos Fer
Amei a muito procurava um modelo de projeto para um passeio com a turma fiquei satisfeita.
obrigada
oiii adorei esse projeto vc poderia me dar mais ideias sobre ele?? me add no face!!