alfabetização · desenho · matemática · maternal · noticias

FASES DA ESCRITA


* GARATUJA, A CRIANÇA AINDA NÃO ESTABELECEU A FUNÇA DA ESCRITA ELA SE REPRESENTA ATRAVÉS DE RISCOS E RABISCOS.

* PRÉ -SÍLABICO, COMEÇA A RECONHECER A FUNÇÃO DA ESCRITA,  NO ENTANTO SE UTILIZA DE LETRAS ALEATÓRIAS E NÚMEROS, MUITAS DAS VEZES SE UTILIZA DAS LETRAS DO PRÓPRIO NOME, NÃO ESTABELECE QUANTIDADE DE LETRAS E NEM VALOR.

* SÍLABICO SEM VALOR SONORO, ESTABELECE A FUNÇÃO DA ESCRITA E DAS SÍLABAS PORÉM NÃO AGREGA VALORES A ELAS SE APROPRIANDO ASSIM DE LETRAS DISTINTAS EX: PARA ESCREVER BOLA, ELA PODE UTILIZAR LETRAS QUE NÃO FAZEM SENTIDO PARA A PALAVRA COMO: RT , A CRIANÇA SABE QUE A PALAVRA É CONSTITUIDA DE DUAS SÍLABAS NO ENTANTO AINDA NÃO AS REPRESENTA CORRETAMENTE.

* SÍLABICO COM VALOR SONORO, A CRIANÇA RECONHECE A FUNÇÃO DA ESCRITA E ESTABELE UMA CONEXÃO COM O SOM DAS LETRAS POR EXEMPLO PARA ESCREVER BOLA ELA UTILIZA  OA, OU AINDA BL,ELA REGISTRA OS SONS QUE ELA CONHECE SEJAM ELES DA VOGAL OU DA CONSOANTE. A CRIANÇA ESCREVE VOGAIS E CONSOANTES E ALGUMAS SÍLABAS, MAS AINDA EXISTE UMA TROCA OU FALTA LETRAS, PORÉM JÁ TEM O VALOR SONORO.

*  SÍLABICA ALFABÉTICA, MISTURA A LÓGICA DA FASE ANTERIOR COM ALGUMAS SÍLABAS.

* ALFABÉTICA, DOMINA ENFIM, O VALOR DAS LETRAS E SÍLABAS.

MAIS DETALHES VISITEM ESTE SITE http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/emilia-ferreiro-306969.shtml?page=page2

ELE É  ÓTIMO COM MUITAS DICAS PARA PAIS E PROFESSORES.

Foto: Daniel Aratangy
Foto: Os livros de Emilia Ferreiro chegaram aqui nos anos 80 e logo alcançaram grande repercussão
ESTA É EMILIA FERRERO, UMA GRANDE ESTUDIOSA, SOBRE AS ETAPAS DO APRENDIZADO, PARA EDUCADORES E PAIS VALE A PENA CONHECER SUA OBRA…

Etapas de aprendizado

Segundo Emilia, a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. No processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código lingüístico e dominá-lo. O tempo necessário para o aluno transpor cada uma das etapas é muito variável. Duas das conseqüências mais importantes do construtivismo para a prática de sala de aula são respeitar a evolução de cada criança e compreender que um desempenho mais vagaroso não significa que ela seja menos inteligente ou dedicada do que as demais. Outra noção que se torna importante para o professor é que o aprendizado não é provocado pela escola, mas pela própria mente das crianças e, portanto, elas já chegam a seu primeiro dia de aula com uma bagagem de conhecimentos.  

Deixe um comentário